sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Velhos Tempos: limpeza e recondicionamento de um toca discos SONATA de 197e lá vai uns anos...


 Um grande amigo me pediu uma missão árdua. Deixar uma raridade como nova. Trata-se de um toca discos da marca SONATA, modelo SONANTE AM/FM de meados dos anos 70. É um toca discos mono, com radio AM e FM, com saída pra 2 alto falantes de 8 Ohms cada, alimentação direta 110/220V, saída de sinal para gravação e entrada auxiliar e também entrada para antena de 300 Ohms. Ela estava toda suja, desajeitada, o motor estava travado, e a base está toda empenada, sem agulha, ou seja, foi uma missão muito, muito difícil colocá-la pra tocar. O painel todo sujo, e sem som do toca discos. Efetuada a limpeza, ajuste do motor, percebi os fios que vem da agulha soltos e encontrando os pontos de conexão (com grande dificuldade) o sistema elétrico voltou a estar perfeito. Os transistores de potência na saída do amplificador são antigos, e equivalentes aos atuais TIP32. O serviço no prato foi o que deu mais dificuldade, por conta da base estar empenada. Foi necessário gastar um bom tempo ajustando pouco a pouco a posição ideal.
Então foi só colocar pra tocar e o próprio mecanismo foi se acertando aos poucos.
No final o serviço foi satisfatório apesar das variações que o disco ainda tem quando roda (observem no vídeo) e a qualidade de som é muito boa, com ótimos timbres e boa definição das frequências tanto graves quanto agudas.
Agora temos mais 2 belezas dessa pra fazer funcionar.
Vejam as fotos e comentem.
Motor e controle de velocidade do toca discos
Circuito Elétrico do SONATA



Depois de concluir o trabalho


Abraços.
Deus abençoe!
Petri Nogueira

9 comentários:

  1. PARABENS PELO SEU TRABALHO !! RARIDADE........

    ResponderExcluir
  2. Bom trabalho!
    Eu herdei um Sonata destas mas estou tendo dificuldade de encontrar agulhas
    você sabe onde conseguir?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Eu já tive uma dessas e adoro esses equipamentos antigos. Muitos deles não perdem em nada para os modernos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, belo trabalho, qual é o modelo da agulha?

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu tenho uma máquina dessas, preciso do esquema de ligação da fonte de alimentação e da placa do rádio, o amplificador da minha e a parte do toca discos, não tenho mais. Só me interesso pelo funcionamento do rádio, pois pegava muito bem.

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou precisando do diagrama elétrico deste aparelho.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia eu tenho estou precisando da agulha vc teria para vender ?

    ResponderExcluir
  8. Tenho u. Sonata 3x1 caixa original funcionando, so toca disco esta com pouca rotação,mas funcionandonao sei o que é e onde mandar arrumar..se alguem souber o valor desse aparelho estou vendendo.zap 5511954875305, São Paulo

    ResponderExcluir
  9. Tenho um sonata 3x1 funcionando, so toca disco esta pouca rotaçao, mas funciona ..11954875305 se alguem tiver enteresse vendo.

    ResponderExcluir